Você está aqui: Página Inicial / Comunicados / Informações institucionais sobre medidas de contenção do Coronavírus (Covid-19)

Informações institucionais sobre medidas de contenção do Coronavírus (Covid-19)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, no dia 11 de março, a pandemia do Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. No entanto, entre as principais orientações estão a de evitar pânico e o compartilhamento de notícias falsas e tomada de ações de responsabilidade individual e comunitária, que são, no momento, as melhores maneiras de evitar o contágio e proliferação.

A Educação Metodista está acompanhando com atenção e preocupação os desdobramentos da proliferação do Coronavírus no Brasil e alinha-se às medidas e instruções das instituições federais, em seu papel de promover atitudes que auxiliem na contenção da doença. Assim, conforme o Ofício Circular nº 03/2020 do SESU-MEC – Ministério da Educação, nossa Instituição tem adotado práticas que consistem em realizações de procedimentos, como a adequada higienização de nossos ambientes, e que visam ações educativas junto à comunidade.

Por isso, mais uma vez, viemos reforçar as recomendações dos órgãos públicos e internacionais de Saúde:

Sintomas

Os sintomas causados são principalmente respiratórios. Fique atento se apresentar:

- febre;

- tosse;

- dores musculares;

- falta de ar.


Cuidados e prevenção

- lave as mãos com água e sabão com frequência e use álcool em gel;

- cubra a boca e nariz ao tossir ou espirrar com lenço de papel ou com o braço, na altura do cotovelo;

- evite aglomerações se estiver doente ou em tratamento;

- mantenha os ambientes bem ventilados;

- não compartilhe objetos pessoais como talheres, pratos, copos ou garrafas;

- limpe e desinfete superfícies e objetos que possam estar contaminados;

- se estiver doente permaneça em casa;

- evite tocar olhos, nariz e boca com suas mãos;

- evitar beijos e abraços;

- pessoas com sintomas típicos do Covid-19 devem ser orientadas a buscar imediatamente atendimento médico.

O Ministério da Saúde elaborou um site especial com informações sobre o Coronavírus (Covid-19), para acesso de toda a população: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus.

Confira, também, nosso material educativo com orientações.


Atividades acadêmicas


As atividades acadêmicas e escolares permanecem regulares na forma do calendário vigente até a presente data. Enfatizamos que, ainda de acordo com o ofício do MEC, a Educação Metodista está elaborando um Plano de Contingência que pode ser aplicado de imediato ou se ocorrer contágio de algum integrante da comunidade acadêmica, com objetivo de implementar medidas preventivas para contenção da propagação de Covid-19 e, ao mesmo tempo, sem interromper o funcionamento de suas instituições. Os docentes e discentes serão informados antecipadamente sobre qualquer alteração no calendário acadêmico ou mudança nas dinâmicas das aulas, com relação a esta orientação.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos, sobretudo em praticar as medidas recomendadas e estendê-las a amigos, familiares e cidadãos do nosso entorno. Esta é a melhor forma de atuarmos e combater o problema, reduzindo sua propagação.


Educação Metodista