Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Segurança na internet

Segurança na internet

1. Nunca responda spams. Se você fizer isso, estará apenas confirmando a existência do seu e-mail. Desta forma, será alvo certo de lixo eletrônico.

2. Se você costuma se cadastrar em serviços on-line, evite cadastrar seu e-mail institucional: crie uma conta alternativa só para esse tipo de acesso.

3. Não clique em nenhum link enviado pelos spammers. Tome cuidado principalmente com mensagens do tipo: “Seu CPF está bloqueado, clique aqui para regularizar sua situação” ou ainda “Fulano enviou um cartão para você, clique aqui para ler o seu cartão”. Eles usam essa tática para enviar vírus aos usuários, spywares ou mesmo para roubarem seus dados financeiros e pessoais.

4. Preserve seu e-mail. Evite fornecê-lo em chats e sites suspeitos.

5. Use “Cópia Oculta” ao enviar e-mails a muitos contatos. Essa é uma maneira de evitar que seu endereço eletrônico circule pela rede caso seu destinatário encaminhe a mensagem que você enviou.

6. Utilize sempre uma senha “Forte”! Veja algumas regras que ajudarão na hora de criar uma senha complexa, mas fácil de memorizar e outras dicas:

a) Evite palavras disponíveis em dicionários ou sequências simples como “123456”;

b) Use uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, com números e símbolos;

c) Pegue uma frase longa, que signifique algo para você como: “eu gosto de chocolate e futebol” e transforme em uma senha com substituições por números e símbolos como: “EuG0st0DCh0c0l@teEFuteb0l!”;

d) Se for possível adicione espaços entre as palavras, é ainda melhor. Exemplo: “Eu G0st0 De Ch0c0l@te E Futeb0l!”;

e) Um bom exemplo é a senha “My 1st PassPHRASE!” (“minha 1ª senha” em inglês), que alterna letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos e ainda conta com os espaços, complica a vida do hacker, mesmo sendo uma senha fácil de ser memorizada;

f) Em vez de criar uma senha complexa, crie uma senha mais longa (com 14 caracteres ou mais). Frase longa é mais eficiente do que uma senha curta, de preferência com caracteres aleatórios;

g) Use um gerenciador de senhas – Quem gosta de complicar pode achar um método seguro para guardar suas senhas, já que é muito improvável lembrar-se de algo como “K3H46m2uvUvQTYQKZGmr5Cmc”. Gerenciadores de senha são excelentes, mas também requerem uma senha-mestra; h) Por isso, mantenha uma cópia por escrito da sua senha em uma folha de papel, em um local bem seguro. O mesmo vale para o caso de você preferir manter todas as suas senhas por escrito;

i) Troque suas senhas regularmente;

j) Use senhas diferentes para bancos, e-mails e outros sites;

k) Não use datas ou fatos que possam ser encontrados online;

l) Não envie suas senhas por mensagem, e-mail ou de qualquer outra forma;

m) Sempre que possível, digite suas senhas em seus próprios dispositivos e evite ao máximo digitar suas senhas em aparelhos públicos.