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Extensão universitária passa a envolver 100% dos alunos da Educação Metodista

Curricularização da extensão foi tema de abertura da Semana Atualizo 3.0 do 1º semestre de 2022
Extensão universitária passa a envolver 100% dos alunos da Educação Metodista

De projetos pontuais com pequenos grupos de alunos e professores à mobilização total da comunidade acadêmica, envolvendo 100% dos estudantes e pelo menos 10% do conteúdo escolar. A Educação Metodista começa a trabalhar neste 2022 com novo conceito de extensão universitária a partir de sua efetiva curricularização abrangendo todas as matérias.

“A extensão vai deixar de ser um puxadinho para ocupar espaço de destaque na grade de ensino”, sublinhou professor Josué Adam Lazier, da Universidade Metodista de Piracicaba, que conduziu na noite de 7 de fevereiro a abertura da Semana Atualizo 3.0 do primeiro semestre do ano, cujo tema foi Curricularização da Extensão e Formação Cidadã: a Perspectiva Educacional Metodista.

O encontro reuniu o Grupo de Trabalho das seis IES (Instituições de Ensino Superior) da Educação Metodista que viabiliza a implantação da Resolução no 7 de 2018 do Ministério da Educação, que traçou o caminho da extensão não mais como um apêndice na grade curricular, mas como parte integrante da matriz pedagógica. As seis IES Metodista abraçaram esse novo momento da extensão universitária como atividade extra-classe amplificada. Na UMESP, por exemplo, até 2020 havia grupos atuando em Canudos, no Projeto Rondon SP, no Projeto Quilombola do Vale do Ribeira e em cooperativas de trabalho da Comunidade Padre Pio em São Bernardo.

“A Resolução 7 reforça a indissociabilidade do tripé ensino-pesquisa-extensão não apenas curricularizando a extensão, mas extensionalizando o ensino, a pesquisa e a gestão da instituição na medida em que 100% dos alunos estarão envolvidos”, afirmou prof. Josué, que integrou o grupo de trabalho do MEC que estruturou a nova diretriz.

Cidadãos transformadores

Fermentar a formação cidadã dos alunos e reforçar a presença pública da universidade na sociedade são dois pilares enfatizados como resultado na nova extensão. “Na perspectiva educacional metodista, cidadania implica entender o ser humano e transformar o mundo a partir da transformação de sí mesmo. Não se limita a preparar bons profissionais para o mercado, mas promover cidadania responsável, crítica, que ajude a transformar a sociedade”, definiu professor Edgar Zanini Timm, do IPA de Porto Alegre.

Diretora de Extensão e Ações Comunitárias da Universidade Metodista de São Paulo, prof. Alessandra Zambone reforçou que a extensão tem como perspectiva a solidariedade, “ações que focam o nós, não o eu”. Na mesma linha, prof. Tatiane Ornelas Martins, do Granbery, enfatizou como um cidadão crítico e transformador da sociedade representa um ganho pessoal, da escola e da Nação.

Acompanhe a íntegra do evento a partir dos 44’ e 35”.

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