Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Entrevista remota em inglês: como se preparar?

Entrevista remota em inglês: como se preparar?

Seja em inglês ou outro idioma, a entrevista remota está em alta nos dias atuais devido à pandemia. E como se preparar para esse desafio?
Entrevista remota em inglês: como se preparar?
Imagem: site Berlitz

 

Com o isolamento, muitas empresas aderiram ao trabalho remoto – inclusive o Berlitz. Uma das partes positivas de entrevistas remotas é que muitas empresas acabaram deixando de lado as contratações de pessoas apenas do estado em que atuam e passaram a contratar profissionais de outas regiões do Brasil o que, inclusive, ajuda na diversidade cultural.

O que não muda é o fato de que muitas empresas ainda precisam de profissionais bilíngues e, com isso, as entrevistas remotas muitas vezes vão ser conduzidas em outro idioma. Quando o candidato então precisa mostrar o nível de inglês para os entrevistadores, precisa estar preparado para esse momento. E como superar qualquer nervosismo e se sentir pronto para a entrevista remota em inglês?

Como se preparar para uma entrevista em inglês?

Veja como se preparar para uma entrevista remota em inglês.

1. A entrevista inicial foi marcada. E agora?

Algo essencial em qualquer entrevista de emprego é: pesquise sobre a empresa!

Visite o site da empresa e leia à fundo sobre a cultura da empresa e seus valores. Normalmente quando queremos trabalhar em uma empresa é porque nossos valores combinam com os daquele lugar, assim como a cultura. Visite também as redes sociais da empresa, veja como trabalham, a forma como se comunicam. Tudo isso já vai te deixar mais à vontade ao falar com os entrevistadores.

2. É hora da entrevista em inglês (ou outro idioma). Como vou me preparar?

Se o nervosismo é comum em entrevistas mais comuns, em entrevistas em inglês isso pode se tornar ainda maior, certo? Ao saber que vai fazer uma entrevista em inglês, ou em outro idioma, o ideal é saber perguntas básicas que os RHs normalmente fazem nesses casos.

É comum hoje em dia o inglês ser essencial em contratações, mas se você quer se destacar ainda mais, pode ensaiar suas falas um pouco antes, falando em inglês. Outra dica é falar com outra pessoa, seja um familiar ou amigo que também fale inglês. Separe algumas perguntas comuns e fale! Ao falar bastante em outro idioma, você se acostumará a falar em tal idioma e a entrevista fluirá muito melhor.

Você quer saber algumas perguntas que normalmente são feitas em entrevistas em inglês? Nós podemos te ajudar com isso também.

Perguntas mais comuns em entrevistas em inglês

Existem inúmeras perguntas que podem ser feitas no momento das entrevistas de emprego em inglês. Porém, existem algumas que são mais comuns. Uma delas, por exemplo, é quando o entrevistador pede para que você fale um pouco mais sobre você. E então você precisa fazer uma breve descrição sobre si mesmo. Para isso, é importante você mencionar não apenas o seu perfil, como idade e formação, mas suas habilidades, realizações, experiências e a principal razão que te levou a estar ali.

Esse tipo de resposta, em média, deve ter 1 minuto e meio a 2 minutos no máximo. Nas entrevistas remotas, o tempo pode parecer mais curto, então tenha foco e cuidado.

Agora, vamos mostrar mais algumas perguntas que são as mais comuns em entrevistas em inglês. Confira as perguntas e respostas com dicas abaixo para se preparar com antecedência e treinar bastante antes da entrevista.

1. Why are you interested in this position/job?

Tradução: Porque você está interessado/a nessa posição/nesse trabalho?

Já que você já conhece a cultura e valores da empresa por ter pesquisado anteriormente, use isso ao seu favor! Se você realmente se identificou com o perfil da empresa, responder essa pergunta vai ser mais simples.

2. Why do you want to leave your current job?

Tradução: Por que você quer deixar o seu emprego atual?

Sem entrar em muitos detalhes, ou reclamar do seu atual emprego, você pode dizer que está buscando um novo desafio.

3. Where do you see yourself in __ years?

Tradução: Onde você se vê em __ anos?

É muito comum as empresas perguntarem isso. Em 3, 4 ou 5 anos, onde você quer estar? Adapte a pergunta e responda dessa forma. Vale falar sobre sua vida profissional e suas realizações pessoais.

4. What is your hobby? What do you like to do?

Tradução: Qual é seu hobby? / O que você gosta de fazer?

Aqui, o recrutador quer saber mais sobre você e sua personalidade de forma mais íntima.

5. Why should we hire you?

Tradução: Por que deveríamos contratá-lo?

Aqui, você pode focar nos seus pontos mais fortes, o que você já fez em outras empresas que te destacou? Algo que te torna diferente de todos os outros candidatos?

6. What are your strengths and weaknesses?

Tradução: Quais suas maiores forças e fraquezas?

Nessa pergunta, os recrutadores querem saber mais sobre sua personalidade também. Então, reflita bem antes de fazer a entrevista e esteja preparado caso essa pergunta apareça. Outro aspecto importante é ser sincero na sua resposta e na parte sobre sua fraqueza, saber reconhecê-la e dizer que já está trabalhando para melhorar.

7. Tell us a mistake you made in your job. How did you handle it and what you have learned?

Tradução: Diga-nos um erro que você cometeu no seu trabalho. Como você superou isso e o que aprendeu?

Nessa pergunta, seja objetivo. Ao estar pronto para essa pergunta, você deve mostrar realmente o que aprendeu e que está otimista sobre como você passou por cima do erro e aprendeu com ele.

8. Tell us about your highest accomplishment, that you are most proud of.

Tradução: Diga-nos a sua maior realização, da qual você mais se orgulha.

Lembre-se que você está em uma entrevista de emprego, assim, você pode focar em uma realização ligada ao mercado de trabalho. Por exemplo, ter conseguido sua faculdade ou como realizou um grande trabalho no seu primeiro emprego e o que isso te ensinou. Pense em algo que realmente fez a diferença no seu caminho profissional.

9. What is most important to you in a new position?

Tradução: O que é mais importante para você em uma nova posição/um novo cargo?

Essa pergunta é importante para os recrutadores no sentido de extrair de você o porquê do interesse naquela vaga. Pense nas razões que tornam aquele emprego atraente para você e considere por prioridade o que é importante, além do salário.

10. What is the salary range you’re looking for?

Tradução: Qual é a faixa salarial que você está procurando? / Qual é a sua pretensão salarial?

Essa é uma pergunta que nem todos gostam de responder. Afinal, falar sobre dinheiro nem sempre é fácil para algumas pessoas. No entanto, esteja seguro sobre seu trabalho, faça uma pesquisa de base salarial e deixe claro que está disposto a negociar valores - caso assim deseje.

Mais dicas para sua entrevista remota em inglês!

Não deixe de fazer suas perguntas aos recrutadores ao final da entrevista. Demonstre o interesse na empresa e não tenha medo de falar em inglês!

1. "O que vestir?"

Vista a melhor versão de si mesmo!

2. "E se minha internet cair?"

Tenha sempre certeza de ter mais do que um contato do recrutador. E-mail e telefone. LinkedIn e telefone, por exemplo. Mesmo que seu Wi-Fi caia, você pode recorrer ao 4G para avisar o recrutador que aconteceu um problema ou ligar para ele e avisar sobre qualquer problema. Imprevistos acontecem.

3. "O dia da entrevista remota chegou. E agora?"

Tire uma hora antes para checar o som e bateria do computador (ou celular), se o software da entrevista está funcionando corretamente, se o fone (caso for utilizar, eles ajudam a diminuir ruídos externos) está funcionando bem... Enfim! Revise tudo o que precisa para se sair bem.

Um ponto importante também é fazer anotações do que você quer dizer e não quer esquecer de dizer ao entrevistador! Normalmente ao final das entrevistas há sempre um espaço para que você possa dizer ou perguntar o que quiser. Aproveite esse espaço de maneira sábia! Não tenha medo também de perguntar quais serão os próximos passos. Isso também demonstra o seu interesse na vaga.

Esse artigo te ajudou? Esperamos que sim! Siga o nosso LinkedIn e fique de olho no nosso blog :)

Aprenda Inglês com listening! Temos um episódio no nosso Podcast totalmente em inglês onde você pode treinar seu ouvido e ficar ainda mais treinado em ouvir inglês, tornando mais fácil o desafio da entrevista em inglês!


*Esse conteúdo foi produzido pela Berlitz, empresa parceira da Educação Metodista. Quer aprimorar seus conhecimentos e aprender outro idioma? Conheça nossa parceria com a Berlitz. Preços promocionais para alunos, docentes e funcionários da Educação Metodista.