Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dia da Bíblia - 2020

Dia da Bíblia - 2020

Dia da Bíblia - 2020

No site da Sociedade Bíblica do Brasil, encontramos as seguintes informações: “Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.” [https://www.sbb.org.br/eventos/historia-do-dia-da-biblia/]

Numa discussão entre teólogos, levantou-se a questão de que o uso da Bíblia - e de outros livros considerados sagrados como o Alcorão, a Torá, Mahabharata, entre outros - jamais promoveria a paz no mundo. Com respeito à Bíblia, usada pelas pessoas que professam a fé cristã, que resposta ela dá para os conflitos humanos, que torne a celebração de seu dia uma data importante?

Em tempos de ódio e de segregação por questões diversas, a Bíblia traz uma mensagem de amor por meio das boas novas pregadas por Jesus. Ao comentar os mandamentos considerados mais importantes para o relacionamento com Deus e com as pessoas, Jesus frisou: “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Ame o seu próximo como você ama a si mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” (Mt 22.37-40) A ética de Jesus, baseada no amor, constitui-se no antídoto contra o ódio, o preconceito e a segregação entre as pessoas, pois estas são colocadas no mesmo patamar como alvos de benevolência, sem qualquer distinção.

Claro que a Bíblia traz inúmeros outros ensinos e mensagens. Mas se ficássemos tão somente nesse exemplo, já valeria a pena comemorar com entusiasmo o seu dia.

Rev. Vicente de Paulo Ferreira
Coordenador da Pastoral do Instituto Metodista Granbery