Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Conheça os benefícios de ser bilíngue

Conheça os benefícios de ser bilíngue

Conheça os benefícios de ser bilíngue
Imagem: site Berlitz

Se você pensou que o inglês era a língua mais falada no mundo, está enganado. O mandarim é a língua mais falada, com mais de 1.100 milhões de pessoas usando-o.

Apesar disso, o inglês é uma língua universal, amplamente usado para negociar e ter oportunidades de emprego. Existem muitos países que usam o inglês como segunda língua e aprendê-lo pode ser uma ótima ideia.

No mundo, existem aproximadamente sete mil idiomas. Alguns prevalecem mais que outros, mas o número de línguas existentes é muito grande. Na União Europeia falam-se cerca de 230 línguas, enquanto na região asiática podemos encontrar cerca de 2.000. Com esses dados, podemos ver que ser bilíngue pode abrir um mundo de possibilidades.

Ser bilíngue é a ferramenta que você precisa

Embora ser bilíngue não seja um processo fácil, aprender um novo idioma pode ser visto como um investimento. Isso não só pode ser útil para conseguir um emprego, mas também em diferentes áreas da vida.

Um exemplo muito claro é viajar para outro país que você não domina o idioma. Sem poder se comunicar adequadamente, a diversão pode se transformar em uma verdadeira dor de cabeça. Uma solução para esse problema são os programas oferecidos pela empresa Berlitz, especializada no ensino de idiomas desde 1878.

Dentro de seu portfólio, podem ser encontrados mais de 50 idiomas ensinados por meio de cursos totalmente personalizados. O Berlitz oferece a possibilidade de estudar à distância, com aulas de idiomas online e em aulas presenciais, assim os estudos podem ser seguidos a qualquer momento e em qualquer lugar.

Fatores positivos no conhecimento de duas línguas

Está provado que falar mais de um idioma é como uma massagem no cérebro. Isso fica mais evidente em crianças, pois elas possuem maior capacidade de aprendizado e permeabilidade a novos conhecimentos.

Um fato peculiar e importante é que as pessoas bilíngues tendem a melhorar sua língua materna. Isso se deve à curiosidade sobre estruturas gramaticais que eles aprendem na segunda língua.

O estudo de outra língua ajuda a exercitar a mente, alterando sua percepção das coisas. Uma pessoa bilíngue tem uma escuta ativa melhor, pode retardar a chegada de algumas doenças e tem sua capacidade cognitiva aumentada, com maior foco e melhor desempenho em tarefas simultâneas.

Portanto, ao aprender outro idioma, é provável que a maneira como usamos nosso próprio idioma melhore.

Por outro lado, estudar uma segunda língua representa grandes possibilidades econômicas. Cada vez mais empresas estão procurando pessoal qualificado com boas habilidades em inglês. Existem muitos casos em que empresas estrangeiras oferecem uma oportunidade única, desde que conheçamos o idioma.

Nesse caso, a melhor maneira de confirmar que sabemos o idioma é com a prova iTEP: Teste Internacional de Proficiência em Inglês. Essa prova mede a capacidade da parte interessada sob parâmetros internacionais. O Berlitz é um dos distribuidores e centros de certificação, onde você pode fazê-la.

Com o certificado iTEP , podemos demonstrar que estamos preparados para atuar em qualquer campo. Outra grande vantagem de ser bilíngue é viajar pelo mundo e conhecer novos lugares e pessoas.

A cada dia, as viagens de negócios para diversas partes do mundo tornam-se mais comuns.

Em geral, todas as pessoas que viajam para questões profissionais usam o inglês como idioma padrão. Isso os ajuda a se deslocar em lugares diferentes sem ter o problema de não conseguir se comunicar. Por sua vez, não importa de onde seja a pessoa que conhecemos, ela certamente se comunicará em inglês e precisamos estar preparados. A possibilidade de conhecer novas culturas e viver novas experiências depende apenas de nossa capacidade de comunicação.

Não é necessário ir à Ásia para colocar nosso conhecimento em prática. Muitos viajantes pela América Latina encontram contingentes de pessoas de todo o mundo. Isso mostra que, não importa onde estamos, conhecer outro idioma pode ser muito útil a qualquer momento.

Estudar uma segunda língua nos permite conhecer novas culturas. Essa maneira de incorporar novos costumes nos permite interpretar nossa própria cultura de um ponto de vista completamente diferente.

Aprender um idioma de outro país não é apenas falar bem o idioma

Conhecer os costumes do país para onde estamos indo ou para onde queremos nos encontrar também faz parte do processo de aprendizado.

As culturas são muito diferentes e algo que é normal para nós, para os outros pode ser uma ofensa. É dessa maneira que entenderemos alguns fatores importantes de nossa própria cultura. Comparando a mesma situação em dois países, vamos ver o quão opostos e iguais somos uns dos outros.

Uma das habilidades desenvolvidas com o aprendizado de uma nova língua é a confiança.

À medida que você interage e aprimora seu conhecimento, também aumenta sua confiança. Você verá que outras pessoas o admiram porque não possuem seu conhecimento ou a determinação de aprender. Mesmo os povos nativos da língua que você aprendeu sentirão admiração pelo seu esforço e conhecimento.

Conhecer outro idioma é extremamente benéfico e requer apenas um pouco de esforço. Qualquer pessoa que deseje experimentar algum desses benefícios precisa apenas tomar a decisão de começar. Seja para trabalho ou lazer, no Berlitz existem diferentes programas que você pode usar. Tudo depende de suas necessidades e do tempo que você deseja investir.

O Berlitz permite que você estude um idioma à distância, fornecendo acesso a uma educação abrangente e de alto nível. Com acesso às plataformas online, os alunos podem ter suas aulas 24 horas por dia, sete dias por semana.

Não importa a que distância você esteja, a Berlitz lhe dará a oportunidade de aprender o idioma que você gosta ou precisa tanto.


*Esse conteúdo foi produzido pela Berlitz, empresa parceira da Educação Metodista. Quer aprimorar seus conhecimentos e aprender outro idioma? Conheça nossa parceria com a Berlitz. Preços promocionais para alunos, docentes e funcionários da Educação Metodista.